O melhor guia da cidade do Rio de Janeiro - About Rio

Rio acessível

Destaque

O Rio de Janeiro para pessoas com necessidades especiais

O Brasil possui, atualmente, cerca de 46 milhões de brasileiros (24% da população) com deficiência intelectual, motora, visual e auditiva, conforme o Censo realizado em 2010 pelo IBGE. E, dentre eles, há muitos viajantes frequentes, segundo constatou o Ministério do Turismo, numa pesquisa realizada em 2013, nas cinco maiores cidades emissoras de turismo doméstico brasileiro – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte Curitiba e Porto Alegre. A pesquisa apontou que o sentimento de superação, a liberdade e a autonomiasão alguns dos principais elementos motivadores dos viajantes. Mas eles não querem só acessibilidade. Como qualquer outro turista, também buscam preços competitivos, belas paisagens, boas condições de transporte e aspectos históricos e sociais interessantes.



Informações

TRILHA ADAPTADA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

Vista parcial da trilha adaptada do Parque Nacional da Tijuca. Os cabos de aço ao longo do trajeto orientam os visitantes com necessidades especiais no percurso.

Vista parcial da trilha adaptada do Parque Nacional da Tijuca. – Os cabos de aço ao longo do trajeto orientam os visitantes com necessidades especiais no percurso

.

Foto de http://www.terrabrasil.org.br/

 

O Parque Nacional da Tijuca (PARNA Tijuca) é uma das maiores florestas urbanas do mundo e a mais visitadas do Brasil.

A trilha, denominada Caminho Dom Pedro Augusto em homenagem ao neto de D. Pedro II, já existia, mas teve de ser reestruturada para obter as adequações necessárias que garantissem caminhadas seguras a pessoas com necessidades especiais.

Ao longo da trilha, as espécies vegetais são indicadas por placas com escritas em Braille.

O projeto consiste na adaptação de 2 trilhas com aproximadamente 1 km de extensão, na criação de sinalização especial, identificação de árvores relevantes e criação de um jardim sensorial com espécies da Mata Atlântica, além de locais para estacionamento, praças para descanso, adaptação de banheiros, sinalização das vias asfaltadas e folhetos educativos.

Proposta realizada pela parceria entre a Organização não governamental Terra Brasil e o Parque Nacional da Tijuca.

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Setor A, conhecido como Floresta da Tijuca (cujo acesso se dá pelo Alto da Boa Vista).

Reserva biológica acessível – Trilha do Pilão

Uma trilha adaptada para deficientes físicos foi inaugurada em 2013 na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. O local fica na Reserva Biológica União (REBIO), entre as cidades de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. O local guarda remanescentes de Mata Atlântica e é habitat de algumas espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado.A trilha, conhecida com “Trilha do Pilão”, está localizada às margens da BR-101, no km 185, em Rocha Leão, bairro rural de Rio das Ostras. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (22) 2777-1115.A iniciativa foi feita pela parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que resultou no projeto “Reserva Biológica União: uma área natural protegida da Mata Atlântica acessível às pessoas com deficiência”, apoiado pelo Fundo da Mata Atlântica (FMA/RJ).

Trilha do Pilão (Foto de: http://www.funbio.org.br/)

Trilha do Pilão (Foto de: http://www.funbio.org.br/)

Trilha do Pilão (Foto de: http://www.funbio.org.br/)

Trilha do Pilão (Foto de: http://www.funbio.org.br/)

 

 

Sambódromo

Sambódromo

Sambódromo

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) do Rio abre as inscrições para frisa do setor 13 do Sambódromo, direcionadas às pessoas com deficiência que queiram assistir os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. São 300 ingressos gratuitos por dia de desfile e o período de inscrição será de 30 de janeiro a 3 de fevereiro (ou enquanto durarem as vagas), no horário de 09h as 12h e de 13h as 17h, no CIAD Mestre Candeia (Av. Presidente Vargas, 1997 – Cidade Nova).

 

Maracanã

Crédito da foto: Getty Images

Foto divulgação (Foto de Getty Images)

Maracanã oferece serviço especial para torcedores cegos no Brasileirão. A partir de outubro de 2015 os deficientes visuais poderão ouvir narração audiodescritiva de qualquer lugar do estádio.

Iniciativa feita pela ONG URECE – Esporte e Cultura para Cegos, em uma parceria com a área de sustentabilidade do estádio.

 

Pedalinho motorizado na Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto Renata Feler)

Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto Renata Feler)

Na Lagoa tem opção de Pedalinho motorizado para pessoas com deficiência e, 250metros do local, há um bar super badalado e acessível – o Phalaphita Kitch, que possui rampas sinalizadas e dois banheiros adaptados.

Jardim Botânico com jardim sensorial

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Aqui o público é convidado a um contato mais próximo com as plantas, o Jardim Sensorial. O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Orquídeas, pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta e muitos outros podem ser tocados e, am alguns casos, até mesmo provados pelos visitantes.

Por suas características, o Jardim Sensorial é o local perfeito para um projeto de educação socioambiental inclusiva. Assim, com o patrocínio do Instituto Masan, ele ganhou uma equipe de oito monitores preparada para receber visitantes com necessidades especiais, principalmente os cegos e deficientes visuais. Mais do que isso, a equipe desenvolve atividades pedagógicas para familiarizar as pessoas que veem com o universo das que não podem ver.

Veja mais em: http://jbrj.gov.br/node/500#sthash.Hvv5JHtD.dpuf

Museu da Arte do Rio (MAR)

Foto divulgação

Foto divulgação

Buscando a promoção de um amplo acesso aos bens culturais, o Museu de Arte do Rio garante que a acessibilidade seja praticada nas suas estruturas físicas, além de promover ações educativas acessíveis para todos os públicos sem exceção. Por isso, desenvolveram em parceria com órgãos públicos, escolas e instituições especializadas, propostas de visitas educativas e formação com educadores para identificar oportunidades educativas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência.

As ações contemplam a implantação de grupos de pesquisas sobre a acessibilidade para o desenvolvimento de propostas de visitas, projetos de materiais educativos especiais, formação de educadores e promoção de ações integradas com as famílias.

O intuito do MAR é ser um ambiente acessível no sentido pleno da palavra – de acesso ao Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e a Escola do Olhar para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. Além de uma maquete tátil do museu e seu entorno. E possui uma equipe de educadores que se prepara constantemente para o acolhimento e diálogo com pessoas com deficiências e está disponível para fazer da sua visita uma experiência excepcional!

http://www.museudeartedorio.org.br/

Visita ao Pão de Açúcar

Elevadores-plataforma que dão acesso às bilheterias e a área de embarque, onde há prioridade para pessoas com deficiência

Transporte

Metrô

O metrô é um dos únicos lugares no Rio que tem preocupação em facilitar a acessibilidade dos cadeirantes

Brazilian Viviane Macedo, 35, looks on as a metro car arrives at a station in Rio de Janeiro on September 10, 2012. Macedo, who has won for 5 times the Brazilian championship of wheel chair dance, suffers as thousands of handicapped people in Rio de Janeiro, the city which will host the Paralympic Games in 2016. AFP PHOTO / Christophe Simon

Brazilian Viviane Macedo, 35, looks on as a metro car arrives at a station in Rio de Janeiro on September 10, 2012. Macedo, who has won for 5 times the Brazilian championship of wheel chair dance, suffers as thousands of handicapped people in Rio de Janeiro, the city which will host the Paralympic Games in 2016. AFP PHOTO / Christophe Simon

Táxi

A primeira cooperativa de táxi exclusiva para atender pessoas com qualquer deficiência (permanente ou temporária) e idosos com dificuldade de locomoção.

http://www.especialcooptaxirj.com.br/ | 55 21 3295-9606

Fotos

História


Comentários