Centro do Rio
Aqui você pode entender mais sobre a história da cidade e onde tudo começou. Lotado durante a semana e vazio à noite, exceto para festas e bares tradicionais em alguns pontos.
O centro da cidade tem muito a oferecer, aqui você pode encontrar bons cafés, lugares secretos, antigos e novos museus, catedrais, todo o tipo de restaurantes, bons bares e o mais tradicional samba.
Confeitaria Colombo
Se você é um daqueles que gosta de imaginar como era viver em um lugar há mais de cem anos, você deve visitar a Confeitaria Colombo. Experiência memorável! Grandes espelhos brilham em seus grandes salões e bela cúpula no meio da corrida da cidade. Este lugar é o símbolo principal da “belle époque” da cidade desde 1893.
Você pode vir para uma refeição no segundo andar que não é barato e a comida é ok, mas a experiência é quase que obrigatória ao som de piano ao vivo com músicas brasileiras. Ou apenas pegue um café e um dos doces refinados e aproveite o ambiente.
Real Gabinete Português de Leitura
Depois de se recuperar do seu açúcar alto, vá ao Real Gabinete Português de Leitura. Esta foi a primeira biblioteca no Brasil. Inaugurado em 1887, a biblioteca reúne a maior coleção de obras literárias lusitanas fora de Portugal, com 350.000 livros.
É um passeio rápido, mas vale a pena aproximar-se deste encanto arquitetônico real em estilo neomanueline, especialmente para quem gosta de antigas bibliotecas e lugares que respiram a literatura.
A fachada do edifício apresenta esculturas de figuras históricas. No interior, a estrutura de ferro é dividida em três níveis de prateleiras de madeira. Uma clarabóia brilhante garante a entrada da luz natural. A entrada é gratuita e está fechada nos fins de semana.
Arco do Teles Roteiro
Para almoçar, recomendamos Arco do Teles, um portal colonial do século XVIII. Chegando da Praça Quinze aberta para estreita Travessa do Comércio. A história é tão extensa aqui que até as bruxas estão envolvidas! Esta era uma área de alta sociedade no Rio de Janeiro.
Hoje é uma área para festas, samba e bares sempre populares. Especialmente nos sábados à tarde para aqueles que querem experimentar uma comida brasileira no almoço com samba ao vivo. Bares e restaurantes costumam estar fechados aos domingos.
Curto Café
Você pode imaginar entrar em uma cafeteria, pedir um café, beber e, quando você pede o cheque, você recebe uma nota dizendo: “Nós não temos um preço, pague o quanto você quiser.”?! E se você preferir, pode pagar outro dia. O Curto Café tem um quadro onde eles escrevem os custos do que eles precisam mensalmente para sustentar o negócio e deixar o resto ao cliente. Parece maluquice? Não deixe de visitar. É um lugar bem simples, mas com uma ideia inovadora. Recomendamos para recuperar a energia.
Agora eles também oferecem opções de drinques com café, mas esses tem preço fixo, como Irish Coffee (Whiskys, café e creme de leite fresco) a R$ 18
Pira Olímpica e a Igreja da Candelária
Depois de recuperar energia suficiente, vá até a Pira Olímpica e a Igreja da Candelária. Os Jogos Olímpicos se foram, mas a Pira Olímpica ainda está aqui! Ok, não é o mesmo sem a chama ardente, mas permanece como um monumento para marcar a passagem olímpica pela cidade. Localizado em frente à Igreja da Candelária, oferece uma oportunidade única para que todo o público esteja próximo deste ícone dos jogos. A Igreja Candelária é uma das igrejas mais famosas e bonitas do Brasil.
Museu do Amanhã
Já caminhamos bastante pela parte parte antiga da cidade. Vamos agora para o novo ícone da Região Portuária, o Museu do Amanhã.
É o ponto focal da nova Praça Mauá, que durante décadas foi escondida atrás do viaduto Perimetral, demolido em 2014.
O museu explora as possibilidades de construir o futuro. Como um monumento já vale a visita. Um lugar perfeito para assistir ao pôr-do-sol e caminhar. Mas se você tiver tempo para visitar o interior, faça! É um museu incrível, interativo e muito interessante, faz a gente refletir sobre tudo. Ah! Não deixe de comprar os ingressos online, e é grátis na terça-feira.
Do museu vale a pena caminhar no novo Boulevard Olímpico, com murais coloridos em vários muros.
Pedra do Sal
E daqui recomendamos a Pedra do Sal, onde nasceu o samba. Nesta pedra, os escravos descarregaram o sal que veio em navios ancorados na baía. Até o início do século 20, este lugar estava à beira do mar, então os aterros foram feitos para construir o Porto. Aqui nasceu o samba.
À noite, sempre há samba e bares com cerveja. Relaxante, com muita história e clima amigável. O dia mais tradicional para chegar aqui é na segunda-feira.
Dicas e/ou sugestões de Roteiro no Rio? Compartilhe com a gente! Sente falta de roteiro de algum bairro? Só pedir, adicionamos na lista para os próximos! ?